segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Recursos virtuais, aprendizado

Uma entrevista muito interessante foi feita com uma professora do Centro de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, e uma resposta da Regina (professora) me chamou atenção:

De uma forma geral, a senhora acha que o professor já reconhece o ambiente digital como uma ferramenta potencial para educar os alunos?
Regina Viegas - Não. Ao contrário, num primeiro momento o professor acha que o ambiente digital é um perigo ou algo que pode ameaçá-lo. Mas é um ledo engano uma vez que as possibilidades do ambiente digital são inúmeras. Em vez de ameaçar o professor, este ambiente pode, na prática, ajudá-lo. É só saber como.

Até há um tempo atrás, o ambiente virtual era visto como algo que dispersava os alunos, que tomaria o tempo de estudo e levariam os estudantes a se viciarem, e até mesmo eu pensava dessa forma. Hoje em dia é interessante como já tenho outra visão. Quando me inscrevi para o curso de modalidade a distância, pensei que seria algo monótono, sem atividades, mas durante o mês de Janeiro eu fiz o curso de extensão chamado Comunicação Digital, e vi como é vasto o mundo virtual. Realmente existem vários recursos a serem explorados, no início a pessoa até se perde um pouco, mas depois que vai entrando no ritmo, se torna menos difícil. Eu aconselharia qualquer pessoa que fará um curso a distância, a estudar Comunicação Digital, pois é um curso muito interessante, no sentido de ensinar os alunos a utilizarem e principalmente explorarem o que a universidade e o mundo virtual nos oferecem.

Hoje em dia temos muitas fontes de conhecimentos sem sair de casa. Através do computador pessoal, podemos ler, estudar, assistir aulas, ouvir músicas e principalmente promover uma interação entre todos esses recursos, o que na minha opinião é mais importante. Dessa forma, o conhecimento virá mais facilmente, o processo de aprendizado se torna mais dinâmico.

Dica de hoje: http://www.todospelaeducacao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário